Monday, May 05, 2014

Voluntariado

Esta semana fará um mês que iniciei o voluntariado num jardim-de-infância. Não foi fácil encontrar um sítio para fazer voluntariado, ao contrário daquilo que eu pensava. Pensava que todas as instituições/empresas, etc, estavam de braços abertos para receber alguém sem remuneração. Afinal, enganei-me. Foi ligeiramente mais complicado.
Então, comecei na sala de 1 ano, com cerca de 9 meninos. Dois dos meninos conquistaram logo o meu coração... é incrível esta sensação. :) O meu S e o meu R, são dois meninos bastante diferentes no que toca ao seu desenvolvimento. O S é mais ativo para brincar, já diz algumas palavrinhas e compreende o que lhe dizemos... o meu R, é um menino que, apesar de já saber caminhar, fala pouco, chora bastante e penso que ainda não compreende muitas coisas. Mas adoro-os!!! Um é loiro e o outro é moreno... até nisso são diferentes!
Ora, na sexta-feira passada, por ordem superior, tive de me mudar para a sala dos bebés. Foi um "choque" para mim, porque pensei que ia ficar com os meninos de um ano e nunca me tinha ocorrido que pudesse, de um momento para o outro, ter de os deixar para ir para outra sala.
 Eu adoro bebés, mas eu quero é ganhar experiência como educadora de infância, pelo menos, ao nível do que é que as crianças fazem na sala. Já passei pela sala dos bebés, já estive na sala de um ano... e em estágios já passei pelas salas dos dois e três anos mas, eventualmente, eu arranjar colocação num JI numa sala de quatro ou cinco anos, eu nem sei bem o que fazer. Sinto-me praticamente às cegas.
Em relação à minha mudança, esta também não correu da forma como eu esperava. Trabalho com mais três pessoas, sendo elas todas, auxiliares. Ora, mas há uma que se destaca pela sua maneira de trabalhar, que é me dando ordens. Na sala de um ano, nunca me disseram "faz isto" ou "faz aquilo", diziam "olha, podes fazer isto, se faz favor?" e era óbvio que eu dizia que sim, mas há maneiras de se dizerem as coisas. Mas, pelos vistos, maneiras não é com ela. Eu estou como voluntária, ajudo no que é necessário, mas tenho sentido que estou a fazer o trabalho dessa pessoa, além de levar com as ordens da "dona excelência". Ainda dizem para eu ter calma mas, é impossível. Eu sei o que tenho de fazer, sei trabalhar com crianças e estou a aprender cada vez mais mas, quando não sei, pergunto... quando tenho dúvidas, pergunto... enfim!! A paciência que tenho de levar para o voluntariado para aturar aquela pessoa... Em relação às outras duas auxiliares, só tenho a dizer --> Espetaculares!
Amanhã é um novo dia e, provavelmente, mais ordens me esperam mas, não por muito tempo. Eu tenho que trabalhar e ordens só recebo de quem me pôs naquela sala. Se ela me pedir com jeitinho, pode ser que tenha mais sorte! LOL

No comments: